Procura aquele livro (que julga) para sempre perdido na adolescência? O livro emprestado e nunca mais recuperado? A lata de chá de colecção? O número da revista que falta? O aviãozinho da Matchbox? A ventoinha antiga? Os projectores dos anos sessenta? O vinil do concerto no Central park? Os fantoches do teatrinho lá de casa? Pode ser que a marquesa de rabicó tenha a solução. Escreva-nos para marquesaderabicoo@gmail.com
domingo, 20 de maio de 2012
A Casuarina, Contos de Somerset Maugham
Livros do Brasil Lisboa 5 ladras |
"Dizem que quando alguém leva consigo para o mar um pedaço dessa árvore, por menor que seja, se desencadeiam ventos contrários que lhe dificultam a viagem, ou tempestades que põem em perigo a sua vida. Também dizem que quem se colocar à sua sombra em noite de lua cheia ouvirá, misteriosamente murmurados na densa ramaria, os segredos do futuro."
A Casuarina, Somerset Maugham
sábado, 5 de maio de 2012
Fernando Lemos, em Colóquio
número 12 * Abril de 1973 20 ladras |
"Qual seria a explicação
para rolar o corpo despreocupadamente
pela vertente de uma serra
se a descida fossem cacos!?
Cacos de garrafas voluntárias?
Haverá outras vertentes? Cacos?
Mulheres nuas desafiando a noite em paisagens fortuitas?
Devorar a chuva que a excitação lhe mata
(...)
virar por um atalho mais perto e sem saída."
Fernando Lemos, 1951
sexta-feira, 4 de maio de 2012
Amadeo (e Santa Rita), em Colóquio
número 58 * Dezembro de 1968 20 ladras |
(E Santa Rita)
1918-1968
por José Augusto França
(...)
Ao lado dele, havia Santa-Rita -de quem podia igualmente aqui celebrar-se o cinquentenário da morte. Ao lado dele e contra ele: Santa-Rita, personagem irritante, marcou porém uma posição intelectual dentro de um futurismo duvidoso que havia de interessar meia dúzia de portugueses, como Almada. E por tabela, o próprio Amadeo. Pouco se sabe desta figura quase lendária que tanto nos surge como um "adivinhão latino" como na pele de um "fumiste", sem consistência.
(...)
Ele foi o maior, ou o único pintor "moderno" dos anos 10 em Portugal, sem dúvida - mas só saberemos o que isso quer dizer quando pudermos estudar inteiramente o contexto da sua acção.
terça-feira, 1 de maio de 2012
Avózinha, porque é que tens uma boca tão grande?
Subscrever:
Mensagens (Atom)