Procura aquele livro (que julga) para sempre perdido na adolescência? O livro emprestado e nunca mais recuperado? A lata de chá de colecção? O número da revista que falta? O aviãozinho da Matchbox? A ventoinha antiga? Os projectores dos anos sessenta? O vinil do concerto no Central park? Os fantoches do teatrinho lá de casa? Pode ser que a marquesa de rabicó tenha a solução. Escreva-nos para marquesaderabicoo@gmail.com
quinta-feira, 29 de novembro de 2012
terça-feira, 27 de novembro de 2012
View Master da gaf, o Estereoscópio dos anos 60
gaf, View Master, made in Belgium 25 ladras |
Estereoscópio, a primeira metade da palavra indica a presença de dois canais sincronizados e a segunda faz referência ao aparelho óptico. O conhecimento de que o cérebro humano ao juntar duas imagens ligeiramente diferentes, cria uma só, em 3D, é a origem da criação deste objecto tão interessante. O último grito em imagens tridimensionais!
domingo, 25 de novembro de 2012
Joaquim Rodrigo, em Colóquio
Pormenor do quadro Medina Celi, Joaquim Rodrigo 1971 Colóquio Artes, nº 9 * Outubro 1972 20 ladras |
" A invenção de um sistema de narração figurativa de cariz popular situou Rodrigo na via duma «pop art» que então mal se anunciava ( e ele completamente ignorava) e que só depois viria a ganhar sentido na arte ocidental. Influenciado pela pintura dos aborígenes da Austrália e tendo meditado no seu processo semiológico, o pintor propôs uma organização iconográfica que se prestava ao comentário de quotidiano e acabou por, nas últimas obras mostradas, assumir um papel de diário pessoal, alusivo nos seus dizeres ingénuos, ao mesmo tempo pragmáticos e simbólicos, curiosamente marcados por um entusiasmo juvenil de encontros e estímulos, no decurso de viagens em que o tempo lentamente conta."
Joaquim Rodrigo Prémio SOQUIL/1972, de José Augusto França
Notícias da temporada 1971/72 do Grupo Gulbenkian de Bailado, por José Blanc de Portugal
sábado, 24 de novembro de 2012
O Meu Livro, Campanha Nacional de Educação de Adultos
O Meu Livro, Leituras para os cursos de adultos e adolescentes, Alfredo Cabral, Editora Papelaria Fernandes 1954 20 ladras |
A nossa terra |
Árvores de fruta, adaptado de Henrique de Barros e Quartin Graça |
almas lavadas e corações puros |
O Meu Livro, Leituras para os Cursos de Adultos e Adolescentes
Alfredo Cabral, Ilustrações de António Barata
Editora Papelaria Fernandes, Lisboa 1954
Contém verdadeiras pérolas de Sabedoria:
Palavras de Salazar
Temos que reagir pela verdade da vida, que é trabalho, que é sacrifício, que é luta, que é dor; mas que é também triunfo, glória, alegria, céu azul, almas lavadas e corações puros, e de dar aos portugueses, pela disciplina da cultura física, o segredo de fazer duradoira a sua mocidade, em benefício de Portugal. (pág. 36)
Conceito de Trabalho
A economia corporativa considera o trabalho, em qualquer das suas formas legitimas, um dever de solidariedade.
(...)
Todos têm o direito de trabalhar, e por isso o Estado e os organismos corporativos lutam contra o desemprego, para conseguirem que a ninguém falte ocupação.
Da « Cartilha do Corporativismo»
quarta-feira, 14 de novembro de 2012
Adivinhem quem anda por aqui
domingo, 4 de novembro de 2012
Noronha da Costa em Colóquio
Subscrever:
Mensagens (Atom)